• ONDAS DE CHOQUE
  • A terapia por ondas de choque é um dispositivo multidisciplinar usado em ortopedia, fisioterapia, medicina esportiva, urologia e medicina veterinária. Seus principais efeitos são o rápido alívio da dor e restauração da mobilidade. Somado ao beneficio da terapia ser um procedimento não cirúrgico, sem necessidade de analgésicos, e ideal para acelerar a recuperação e cura de várias indicações de dor aguda ou crônica.

    Mecanismo de Ação

    Ondas de Choque é uma onda acústica que transporta alta energia para pontos dolorosos e tecidos musculo esqueléticos com dor sub aguda, sub crónica e condições de dor crônica. A energia promove processos de regeneração e reparo dos ossos, tendões e outros tecidos moles.

    Ondas de Choque são caracterizadas por forte variação da pressão, alta amplitude e não periodicidade.

    A energia cinética do projétil, gerada por ar comprimido, é transferida para o transmissor na extremidade do aplicador e desta forma transportada para dentro do tecido.

    Ondas de Choque - Rearticular

    A energia cinética EFEITOS MÉDICOS

    As ondas acústicas usadas na terapia por Ondas de Choque com um alto pico de energia interagem com o tecido causando efeitos médicos de reparação tecidual acelerada e crescimento celular, analgesia e restauração da mobilidade. Todos os procedimentos mencionados nesta seção, são utilizados simultaneamente para o tratamento, e utilizados apenas por pacientes em condições avançadas subagudas, agudas e crônicas.

    Formação de Novos Vasos Sanguíneos

    O Fluxo sanguíneo de nutrientes é necessário para iniciar e manter os processos de reparação de estrutura do tecido danificado. A aplicação de ondas acústicas cria micro rupturas capilar em tendão e osso. Devido à micro rupturas a expressão de fatores de crescimento, tais como a eNOS, VEGF, PCNS e BMP é aumentada significativamente.

    Como resultado destes processos as arteríolas são restauradas, estimuladas para crescer e novos vasos são formados. Os novos vasos sanguíneos melhoraram o fornecimento de sangue e oxigenação da área tratada e ajudam uma cicatrização mais rápida, tanto do tendão e osso.

    Por Reversão de Inflamação Crônica

    A inflamação crónica ocorre quando a resposta inflamatória não é completamente interrompida. Ele pode danificar o tecido saudável e resulta em dor crônica. Os mastócitos são um dos principais componentes do processo inflamatório. Sua atividade pode ser aumentada usando ondas acústicas invasivas.

    Ativação de mastócitos é seguida pela produção de citocinas e quimiocinas. Estes compostos pró-inflamatórias primeiro melhora o processo inflamatório e no próximo passo ajuda restaurar com uma normal cicatrização e processos de regeneraçãopor ar comprimido, é transferida para o transmissor na extremidade do aplicador e desta forma transportada para dentro do tEstimulação de Produção de Colágeno.

    A produção de uma quantidade suficiente de colágeno, é uma condição necessária para os processos de reparação da musculatura danificada e das estruturas ligamentares. A Terapia por Ondas de Choque acelera a síntese de colágeno. A terapia faz com que as fibras de colágeno sejam depositadas em uma estrutura longitudinal. Isto faz com que as fibras recém depositadas no tendão o deixem mais denso e rígido e com uma estrutura mais firme.

    Dissolução de Fibroblastos Calcificados

    O cálcio build-up é mais frequentemente um resultado de micro-rasgos ou outro trauma para um tendão. As ondas acústicas eliminam as calcificações existentes. A terapia por ondas de choque inicia a descalcificação bioquímica do cálcio build-up de uma consistência semelhante a pasta de dentes e trata o tendão. As partículas granulares de cálcio são então removidas pelo sistema linfático.

    Dispersão de Dor Mediador
    “Substância P”

    A substância P é um neurotransmissor que media a informação sobre a dor por meio de fibras-C. Este neuropeptídio é geralmente associada com dor intensa, persistente e crônica. Ele retransmite mensagens de dor para o sistema nervoso central. A redução da concentração de substância P reduz a estimulação de fibras aferentes nociceptivos e, portanto, reduz a dor. Diminuindo a Substância P, histaminas e outros metabolitos nociceptivos também ajudam a inibir o desenvolvimento do edema inflamatório. As ondas acústicas geradas pela terapia diminui a concentração de substância P e ativa o alívio da dor.

    Liberação de Pontos Gatilho

    Os pontos-gatilho são a principal causa de dor nas costas, pescoço, ombros e membros. Eles estão associados com nódulos palpáveis em bandas tensas das fibras musculares e têm sarcômeros extremamente contraturados. A contratura dos sarcômeros disfuncionais é tão forte que eles começam a cortar o seu próprio fornecimento de sangue. Isso constrói resíduos. O acúmulo de resíduos irrita as terminações nervosas sensoriais que faz com que haja ainda mais contração. Este ciclo vicioso é referido como “crise metabólica”. O mecanismo de ação da energia acústica entregue é reconhecidamente desbloqueia a bomba de cálcio e, portanto, reverte a crise metabólica nos mio filamentos e libera os pontos de gatilho.