É uma das articulações mais importantes no corpo humano. Ela permite caminhar, correr e pular. Suporta o peso do corpo através da conexão com os membros inferiores. A articulação do quadril é a segunda que tem maior amplitude do corpo, perdendo somente para a articulação do ombro.
Outra estrutura importante no quadril é a cartilagem hialina que proporciona o alinhamento do acetábulo e a cabeça do fêmur, proporcionando uma superfície lisa para os ossos em movimento deslizarem um com o outro. A cartilagem hialina também atua como um amortecedor de choque para evitar a colisão dos ossos durante o movimento.
O diagnóstico de lesões no quadril pode ser complexo. Estudos mostraram que até 60% dos pacientes que precisavam de artroscopia de quadril foram inicialmente diagnosticados erroneamente. A dor no quadril pode imitar muitas outras condições, incluindo ciática, problemas na coluna vertebral, distensões musculares e hérnias esportivas.
A obtenção do diagnóstico correto é de suma importância para direcionar o tratamento adequado. Uma abordagem sistemática para o diagnóstico pode incluir várias etapas, dentre elas:
- Exame clínico especializado por especialista em quadril.
- Visualizações de raios-X específicas projetadas para visualização da anatomia do quadril.
- Varreduras de ressonância magnética especializadas em um centro especializado em condições de quadril pré-artríticas e artríticas.
- As injeções intra-articulares de quadril para diagnóstico por ultrassonografia.